terça-feira, 13 de maio de 2014

Sobre juventude.


Adendo: Eu tinha 25 anos quando postei este texto. Farei 28 semana que vem.

Uma coisa me chamou atenção na missa hoje...

Dentre as intenções da missa, uma delas foi a oração por Tarsila Gusmão
que, se estivesse viva, completaria 25 anos.

E eu lembrei daquela semana tensa, em que se comentava em todos os colégios de Boa Viagem, quiçá de Recife, sobre o paradeiro das adolescentes, lembrei também da chamada do Plantão da Globo, ao vivo, quando encontraram os corpos, e como aquilo na época nos chocou, e virou exemplo clichê entre pais, diretores, psicólogos, e qualquer adulto que por muitas vezes esqueceu que também já foi jovem e fantasiou que em seu tempo as coisas eram diferentes. Não eram e nunca será!

Jovens serão sempre jovens, astuciosos, curiosos, loucos por aventura e pela vida.
Ansiosos por prazeres, liberdade, paixões. Jovens mentem para os pais, não por maldade,
mas por mera inocência ou para privá-los das "novas experiências" que, sem saber, já foram vividas pelos próprios pais.

E pais, cá pra nós, também são hipócritas, mas não por maldade, e sim por um instinto protetor de querer poupar os filhos dos riscos que eles próprios correram. E esse é o ciclo, assim seremos com nossos filhos...
Como disse um poeta: "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais."


Obrigado, Deus! Obrigado pelos meus 25 anos completos e bem vividos, continue a me proteger e proteger todos os jovens do mundo.

Meu amigos, primos e conhecidos.

E a estes, eu peço, vivam com responsabilidade, dose bem os seus prazeres, corram menos riscos.

É, eu sei, eu também estou sendo hipócrita!

Mariano Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário