terça-feira, 13 de maio de 2014

Pais e filhos



Hoje, coincidentemente, antes de sair de casa para ir ao cinema
ver o filme de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, vi um comentário no
face de algum amigo que dizia: "Luiz Gonzaga foi um
ótimo músico e um péssimo pai."

Já fui ao cinema esperando algo do tipo, mas não foi assim que vi.
Numa parte do filme me veio à cabeça um trecho de uma sábia música
do Ilustre Belchior, que, rebeldemente falara: "meu pai não aprova
o que eu faço, tampouco eu aprovo o filho que ele fez."

Não menos importante mencionar o hino dos pais, imortalizado por Fábio Júnior,
quando este, sabidamente disse: "Pai, você foi meu herói meu bandido."

Teria que ser assim, por sábios músicos e poetas, a quebra do encanto
da perfeição. Que em vidas reais, pais(Stricto sensu) também são humanos, passíveis de
falhas, erros e longe da perfeição.

Recentemente, numa feliz decisão do STJ, a ministra Nancy Andrighi, ao julgar
um caso de abandono afetivo, com um dom poético, disse: "amar é faculdade,
cuidar é dever." Essa frase tem muito a ver com filme que cito.

No filme se vê um pai ausente por consequências da vida, muitas vezes rude
por personalidade, porém, preocupado ou, ao menos, motivado por um orgulho
de tornar o seu filho um doutor, alguém formado com anel no dedo e tudo mais.

Gonzaga pai, ao meu ver, amou seu filho. De um jeito troncho, ausente e implicante,
mas reconheceu suas falhas e pediu perdão, isso também é uma maneira de amar e demonstrar
o amor. Gonzaguinha, num jeito de quem pouco aprova o filho que seu pai fez - ou não -, perdoou e
pediu perdão, pois quando a gente vira homem, sabe reconhecer os erros.

Tortos, errantes e imperfeitos eles foram, um para o outro. Para nós e para a música,
foram perfeitos, um digno de carregar o título de Rei, o outro digno de carregar o
nome do pai nas costas.

E no filho sempre fica um pouco do pai. Drummond disse no poema resíduo que
"fica um pouco de teu queixo no queixo de tua filha." E o pior que fica, fica
sempre um pouco mais.

Do meu pai, além da cor, eu tenho o gosto parecido, o passo,
a música, uma das profissões e o desejo de sempre evoluir.
É sempre uma grande responsabilidade ser filho de um grande homem, pois todos esperam
muito de você. Assim foi com Gonzaguinha, assim é comigo, assim é com aquele menino
que, apesar do pai ser um engraxate, é o maior herói de todos.


Mariano Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário