sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sabe o que te falta, rapaz? Humildade!



De perto ninguém é perfeito. Isso é sumulado pela suprema corte da humanidade. Já sabemos.

Estética à parte, seguimos o filósofo mirim, o pequeno príncipe, que fala num tom de experiência anciã, a célebre frase “o essencial é invisível aos olhos”. De fato, jovem real. Nada é mais importante numa pessoa do que o seu caráter. Este definirá o seu relacionamento com os demais, sua aceitação e sua liderança. Há um líder dentro de cada um de nós, cabe a nós governa-lo e fazê-lo falar, né Chico Science? É, eu to ligado!

Não importa o lugar que ocupas no pódio. Não importa se sentas na cadeira presidencial ou na recepção. Não importa o limite do teu cartão de crédito. Pobreza de espírito, amigo, não se cura com vil metal.

Do alto da arrogância qualquer homem se imagina muito mais do que consegue ser.  Disse Lenine, dia desses, lá em casa.
Acredito que um homem deve estar sempre fazendo uma retrospectiva de si mesmo. Chegando ao destino, meu velho, não se esqueça de onde partiu. Isso te manterá humilde.

No futebol eu sempre ouvi falar muito sobre isso, humildade. Os humildes vão além. Isso não tem a ver com precariedade financeira, ou coitadismo. Sempre me pareceu estar ligado aos mais favorecidos, que com habilidade se introduziam no mesmo contexto dos demais, mas de forma natural, sabe? Sem forçar. Agindo com o discernimento da isonomia.

Grita o pai celestial, clamam as torcidas em protesto, berra o negro da senzala, grita o trans, do alto de um trio elétrico na avenida paulista: NINGUÉM É MELHOR DO QUE NINGUÉM!

E a mensagem é esta! Por tudo que seja sagrado, honrem os culhões dos revolucionários franceses, flamulem a bandeira da igualdade e o mundo se alinha.


Mariano Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário